Passeio com animais é proibido em Morro de São Paulo e em outros dois destinos nordestinos; saiba detalhes .

Passeio com animais é proibido em Morro de São Paulo e em outros dois destinos nordestinos; saiba detalhes .

Passeio com animais é proibido em Morro de São Paulo e em outros dois destinos nordestinos; saiba detalhes

 

Morro de São Paulo, Boipeba e Jericoacoara determinaram a proibição dos roteiros feitos com cavalos.

 


Três dos destinos mais badalados do litoral nordestino, Morro de São Paulo e Boibepa, na Bahia, e Jericoacoara, no Ceará, proibiram o transporte com tração de animais —como cavalos, burros e jumentos— para passeios em suas praias e em áreas das vilas. A medida foi tomada após a repercussão de um vídeo de um cavalo passando mal em uma praia baiana.

Segundo a Prefeitura de Cairu, cidade onde fica Morro e Boipeba, a medida já está valendo nas duas vilas. Já em Jijoca de Jericoacoara, a prefeitura decretou que a suspensão do uso de animais ocorra a partir desta sexta-feira (12).

 

Conforme informações do jornal Folha de S. Paulo, a gestão do destino cearense colheu diversos relatos de turistas que se disseram impactados negativamente com a situação precária em que os animais foram encontrados.

Segundo um turista de São Paulo, a mulher dele e as filhas choraram ao ver os cavalos ofegantes e sem ar puxando uma charrete na subida de um morro íngreme. Em outra denúncia, uma turista mineira disse ter visto um jumento com a pata fraturada puxando uma carroça.

Os desabafos motivaram uma recomendação do Ministério Público do Ceará, que alega que a proibição do transporte de tração animal para passeios turísticos cumpre a política estadual de proteção animal e garantia do bem-estar.

O promotor da recomendação cita que a utilização dos animais para passeios configura a prática de maus-tratos, o que inclui falta de descanso, ausência de água, trabalho sob o sol e alimentação aquém da necessária, além de castigos físicos e açoites.

Login

Ainda não tem cadastro? Cadastrar

Você receberá um e-mail contendo um link que permite redefinir sua senha para uma nova preferida.

Recuperação de senha

Você receberá um e-mail contendo um link que permite redefinir sua senha para uma nova preferida.